Sustentabilidade

Home / Sustentabilidade

Sobre

As temáticas da inovação, da tecnologia e das formas de colaboração em cadeias de valor circular traduzem novos paradigmas industriais, aos quais é absolutamente crítico aproximar o potencial de desenvolvimento futuro do setor Metalúrgico e Eletromecânico.

Pretende-se, assim, realizar uma análise prospetiva, alargada e aprofundada, que consubstancie a Estratégia para a Sustentabilidade do setor Metalúrgico e Eletromecânico, no horizonte 2021-2030, enquanto passo sine qua non de robustecimento da competitividade desta indústria, onde se identificarão os principais desafios e oportunidades para o impulso do modelo económicos sustentáveis, bem como a recomendação de medidas de natureza empresarial e política e um plano de ação, para o setor operar num contexto mais eficiente em recursos e em inovação.

É fundamental definir estratégias, metas e objetivos de médio e longo prazo para aferir a transição do setor metalúrgico e eletromecânico rumo à sustentabilidade.

Atividades

Estudo

Estratégia para a Sustentabilidade

Estudo para a competiti­vidade e o crescimento (2021-2030), baseado na eficiência de utilização recursos no fabrico e consumo de bens e no desenvolvimento da atividade empresarial e emprego.

Estudo

Profissões

Estudo para a atualização dos perfis profissionais e de categorias profissionais da indústria, que permita uma atualização das (novas) competências e das (novas) profissões emergentes que se estão a modelar.

Benchmarking

Produtividade no setor

Identificação das causas para um diferencial tão grande da produtividade no setor, de modo a concluir quais serão as medidas que se podem importar para Portugal das melhores práticas mundiais.

Manual

Procedimentos Informáticos

Conceção de uma ferramenta de utilização muito prática pelas empresas, numa ótica de perguntas e respostas para implementação das conclusões do Estudo de produtividade.

Seminários e Workshops

Ações de Sensibilização

Realização de ações no âmbito da literacia financeira, fiscalidade, enquadramento Jurídico /laboral, qualidade/certificação, responsabilidade Social e Conciliação entre vida pessoal e Profissional.

Manual

Capital de Risco

Manual com a descrição dos principais aspetos a considerar no financiamento de uma empresa por via de capital de Risco (de Investidores de capital).