A transição para a Economia Circular exige uma mudança profunda no modo como valorizamos os nossos materiais, produtos e serviços.
Economia Circular
Sobre
A Economia Circular baseia-se no princípio de “fechar o ciclo de vida” e tem como objetivo a redução do consumo de matérias-primas, projetando novos conceitos de rentabilidade assentes na oportunidade de extrair mais valor aos produtos, aproveitando-os, em cascata, noutras aplicações.
Este é um conceito já presente no setor da Metalúrgico e Eletromecânico, contudo é fundamental pensar em programas e estratégias de capacitação e comunicação eficazes, que permitam atuar junto das empresas do setor e demais partes interessadas, no sentido de desmistificar o conceito e de dar a conhecer as vantagens competitivas decorrentes da aplicação de várias práticas no âmbito da Economia Circular.
Atividades
Referencial
Referencial de auditoria
Referencial que contemple diversas áreas/secções (consumos de água, energia e materiais), que permitam às empresas perceber qual o ponto de situação em que se encontram e quais as melhorias que devem ser feitas.
Plataforma
Plataforma de autodiagnóstico online
Disponibilização numa plataforma, através da qual as empresas poderão fazer o seu próprio autodiagnóstico.
Guia prático
Guia prático da transição da Economia Linear para a Economia Circular
Guia prático para a transição da economia linear para a economia circular, aplicado em específico ao setor Metalúrgico e Eletromecânico, que permita às empresas identificar e conhecer os princípios e mais-valias dessa transição, funcionando como um roadmap da mudança aplicado a cada um dos subsetores.
Mapa
Mapa de resíduos e subprodutos do setor
Desenvolvimento de um “Mapeamento e valorização de Resíduos”, um guia exaustivo de resíduos do setor e de possíveis destinos de valorização e cuidados a ter na sua gestão, por forma a garantir o seu valor.
Análise
Análise dos principais constrangimentose obstáculos à transição para a Economia Circular
Identificação dos entraves e das barreiras que as empresas encontram na migração para uma economia circular, propondo em simultâneo algumas soluções para ultrapassar esses constrangimentos.