Projeto

Home / Projeto

O projeto Valor Metal 2 – Inovação e Sustentabilidade inscreve-se na estratégia de qualificação das empresas do setor Metalúrgico e Eletromecânico, para a construção de uma indústria mais inovadora e competitiva, com base no contributo que os fatores sustentabilidade e digitalização exercem nas dinâmicas de produtividade, competitividade e inovação.

Este assenta na melhoria e potenciação das condições envolventes para reforçar, acelerar e otimizar a adoção de modelos de negócio circulares, aprofundar as práticas de sustentabilidade e a adoção de novas tecnologias parte das empresas do setor Metalúrgico e Eletromecânico, porquanto um quadro coerente e estimulante de apoio à inovação e produtividade é importante para favorecer a competitividade das empresas, para a sua progressão na cadeia de valor e para corrigir falhas e distorções no mercado internacional.

Objetivos

Perspetivar os futuros eixos de intervenção que permitam orientar as PME do setor na definição e desenvolvimento dos seus percursos de inovação e competitividade na próxima década, com base nos princípios de sustentabilidade, circularidade, produtividade e inovação tecnológica.

Incentivar e aprofundar a transição para a economia circular por parte das empresas, aproveitando o potencial de circularidade para revolucionar os modelos de negócios e as cadeias de valor e, assim, criar um novo quadro sistémico de inovação e competitividade industrial.

Promover e aprofundar a digitalização da indústria (indústria 4.0) nos processo, produtos e gestão dos recursos no setor Metalúrgico e Eletromecânico.

Cultivar uma cultura de Inovação e colaboração no Setor Metalúrgico e Eletromecânico.

Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis no setor (eco inovação, descarbonização, simbioses industriais, eficiência energética, etc.), sensibilizando as PME para atividades qualificadas e inovadoras no domínio da sustentabilidade.

Incrementar as competências empresariais no que concerne ao conhecimento e importância de implementar medidas de ecoeficiência como forma de aumentar a sustentabilidade ambiental, mas também financeira das empresas.

Estimular e promover a sensibilização, a informação e a capacitação de empresas em torno dos desafios da sustentabilidade e inovação.

Aumentar a produção de conhecimento e fomentar a disseminação desse conhecimento e as boas práticas, com repercussões positivas na capacidade de definição estratégica das empresas, no desenho das futuras políticas e na sensibilização empresarial para a sustentabilidade e a inovação.