Digitalização

Home / Digitalização

Sobre

A indústria 4.0 cria oportunidades para reduzir custos e melhorar a flexibilidade, a produtividade, a qualidade e a velocidade no processo de produção. No entanto, na implementação de tecnologias digitais, a gestão estratégica e o planeamento continuam a ser um grande desafio.

A ANEME tem vindo a trabalhar no sentido de apoiar a transformação digital do setor Metalúrgico e Eletromecânico, constatando-se ser necessário continuar a auxiliar as PME, na adaptação às pressões competitivas globais e na resposta à crescente procura global de produtos customizados, mais ecológicos e com um nível qualitativo superior.

Pretende-se agora construir ferramentas adequadas e compatíveis com as necessidades do setor.

Atividades

Kit

Kit de transformação digital

Desenvolvimento de uma série de ferramentas (kit) de suporte a análise estratégica.

Workshop

Workshop sobre inovação e colaboração

Organização de uma sessão onde serão apresentadas as boas práticas da gestão colaborativa e, sobretudo, partilhados casos nacionais e internacionais de implementação de soluções inovadoras.

Guia

Guia de Inovação

Guia com os principais conceitos associados ao processo de inovação, com o objetivo de sensibilizar e motivar os empresários para desenvolver e gerir a inovação de um modo mais estruturado.

Open Days

Open Days

Organização de dois “Open Days” em empresas de referência no setor metalomecânico que adotaram tecnologias da indústria 4.0.

Relatórios

Relatórios sobre tendências na Indústria 4.0

Disponibilização de informação relativa a tendências, inovação e relatórios de market intelligence, através da análise de drivers, constrangimentos, oportunidades, e desafios na indústria 4.0 e identificação de players chave.